9 de maio de 2025

AsMinC participa de reunião com MGI para início de avaliação do PCCult

O secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Celso Cardoso, recebeu na manhã da quinta-feira, dia 8, representantes da Condsef e do Fórum de Entidades Associativas de Servidores da Cultura, com a participação da Presidente da AsMinC, Natália Brayner, do Vice-Presidente, Marcos Lopes, e do Diretor Financeiro, Vinicius Paiva Gonçalves

O setor está em greve nacional desde o dia 29 de abril, que já alcança 22 estados e o DF, e a reunião acontece após seis datas desmarcadas, desde 14/11/2024. Só com a greve foi iniciado o diálogo para a reestruturação da carreira da Cultura. Um grupo de servidores em greve acompanhou a audiência em vigília em frente ao bloco K.

O secretário iniciou o encontro reconhecendo que a questão das carreiras é uma das mais complexas da administração pública federal e informando que defende um modelo que combine, ao mesmo tempo, a preservação das capacidades do Estado de fazer políticas públicas, garantida a estabilidade via RJU, e o desenvolvimento de um novo desenho organizacional que atenda às atuais necessidades de alocação e movimentação de pessoas.

As representações da Condsef criticaram a condução das transformações conduzidas pelo MGI, apontando que o chamado “hibridismo” e a “heterogeneidade” funcional são, na prática, hierarquização e precarização das relações de trabalho no serviço público. Alertaram ainda que a política da pasta avança para a elitização do Estado, promovendo a fragmentação da categoria e o aprofundamento das distorções salariais. Também defenderam um processo de transição justa dos atuais trabalhadores do Estado no escopo de qualquer reforma administrativa, que deve ser realizada em debate aberto com as entidades sindicais e a sociedade. Por fim, salientaram a necessidade de fixação de prazos objetivos para o encaminhamento dos ajustes técnicos da proposta e instalação imediata de um processo de negociação.

Após ouvir as entidades, Cardoso se comprometeu a convidar a Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEP) do MinC para reunião na próxima semana com o objetivo de definir um cronograma de trabalho para os ajustes que se fizerem necessários ao PCCult. O cronograma será divulgado até o dia 16 de maio, sexta-feira.

Os sindicalistas defendem que a discussão técnica conte com o acompanhamento de representantes das entidades sindicais e associativas, sob a mediação da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT/MGI).

Fonte: https://www.condsef.org.br/noticias/em-reuniao-virtual-mgi-sinaliza-inicio-avaliacao-tecnica-carreira-cultura

AsMinC participa de reunião com MGI para início de avaliação do PCCult Read More »

Greve da Cultura fecha o Museu Imperial de Petrópolis

O Museu Imperial de Petrópolis fechou as portas nesta quinta-feira, 8, em apoio à greve nacional dos trabalhadores da Cultura federal. Servidores da instituição decidiram paralisar suas atividades em adesão à greve nacional da Cultura, movimento que pressiona o Governo Federal a cumprir acordos firmados anteriormente e a criar, enfim, o Plano de Carreira da Cultura (PCCult).

A paralisação é mais um passo de uma luta que já dura 20 anos. Os servidores da Cultura seguem sem garantias e a greve é um instrumento legítimo para buscar avanços reais nas condições de trabalho.

A paralização repercutiu na imprensa, pois o Museu Imperial é uma das principais atrações da cidade de Petrópolis. Um destaque foi o diálogo dos servidores e servidoras com os visitantes do museu e com a população, que, inclusive, paravam os carros para perguntar sobre a manifestação, e contou com o apoio e a presenças de outros movimentos sociais da luta dos trabalhadores, locais e do estado do Rio de Janeiro. A vereadora de Petrópolis Júlia Casamasso (PSOL) discursou, destacando a necessidade de valorização do serviço público.

Houve falas apontando a evasão de servidores e servidoras do MinC e de suas vinculadas e o impacto da falta desses trabalhadores em diversas áreas da cultura federais – entre elas as políticas para as artes, como item fundamental na rede produtiva da área – o que afeta, principalmente os(as) artistas, produtores e técnicos. Foi apontada ainda, a irregularidade e o excesso de terceirização e seu peso para a crescente desvalorização dos servidores.

Servidores do Museu Imperial decidiram paralisar suas atividades — Foto: Oscar Liberal
Servidores do Museu Imperial decidiram paralisar suas atividades — Foto: Oscar Liberal

Essa não é a primeira vez que o Museu Imperial tem suas atividades interrompidas pelos servidores. Em julho do ano passado, o prédio histórico também fechou temporariamente. Na época, a decisão ocorreu após a adesão dos trabalhadores do Ministério da Cultura e de instituições ligadas à pasta a um movimento nacional de mobilização, com demandas semelhantes às atuais, como valorização profissional, estrutura de progressão funcional e reconhecimento mais claro das atribuições específicas da carreira cultural.

Veja a repercussão na impressa

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2025/05/08/servidores-do-museu-imperial-paralisam-atividades-em-apoio-a-greve-nacional-da-cultura.ghtml

https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/coroa-a-deriva-servidores-do-museu-imperial-entram-em-greve/#google_vignette

https://tribunadepetropolis.com.br/noticias/servidores-do-museu-imperial-entram-em-greve/

https://diario.dopovo.com.br/2025/05/08/servidores-do-museu-imperial-paralisam-atividades-em-apoio-a-greve-nacional/

https://diariodorio.com/greve-fecha-museu-imperial-em-petropolis-nesta-quinta/

Mais sobre a greve nas Mídias Sociais

https://www.instagram.com/p/DJZuUzUPDYv/?igsh=MWdlaW96cjlxOTZobA

https://www.instagram.com/reel/DJavSy3uwrb/?igsh=MTIydTRxYW45cTNmcg

https://www.instagram.com/reel/DJcLvb3RgHn/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA

Greve da Cultura fecha o Museu Imperial de Petrópolis Read More »

Rolar para cima