Nossa história

A ASSOCIAÇÃO

A Associação dos Servidores do Ministério da Cultura (AsMinC) foi fundada em 27 de setembro de 2007 e é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro em Brasília. A AsMinC congrega entre seus associados funcionários ativos, inativos e pensionistas do Sistema MinC de todo o território nacional. Dentre as finalidades da entidade está a representação de seus associados, a promoção e intermediação de relações com entidades públicas e privadas na consecução dos seus interesses, além do desenvolvimento de atividades de promoção da qualidade de vida dos participantes.

A organização da AsMinC está disposta em seu Estatuto Social, sendo a Associação composta pela Assembleia Geral (órgão de deliberação máxima da associação), por uma Diretoria (responsável por representar, gerir, decidir e prestar contas sobre todos os atos da entidade) e pelo Conselho Fiscal (órgão regulador e fiscalizador das atividades da associação). A cada dois anos ocorrem eleições por meio de voto majoritário para composição dos cargos da Diretoria.

Desde a sua fundação, a AsMinC tem atuado em defesa dos direitos dos servidores e das políticas públicas de cultura, articulando-se com as entidades sindicais dos servidores federais, outras associações do Sistema MinC e a sociedade civil. A associação conta atualmente com cerca de 600 integrantes de todo o sistema MinC, distribuídos por 14 cidades.

Dentre outras frentes de trabalho, a AsMinC atua ativamente nas ações políticas do Ministério em defesa dos direitos dos servidores da casa. Por sua vez, a parceria com o Fórum da Cultura e com as entidades sindicais representativas dos servidores tem sido fundamental na luta para a implantação de um novo plano de carreira para a cultura.

A entidade conta ainda com contratos e convênios com empresas e prestadores de serviço para oferecer descontos e vantagens aos associados em vários segmentos de mercado.

Vídeo Institucional

Vídeo institucional com falas de servidores do Ministério da Cultura, e integrantes da nova gestão da ASMINC 2016-2017.

Trata-se da materialização de uma meta da nova gestão, de estar mais próxima dos servidores, fazendo a escuta de suas falas, e dando voz a quem a Associação representa.

Vídeo de 11 minutos (2016) | Produção: Thiago O. Ribeiro

DIRETORIA E COMISSÕES

A ASMINC é gerida, atualmente, pela chapa LYGIA MARTINS COSTA, eleita para o mandato 2023/2024. Somos um grupo de servidores do MinC e vinculadas que está abraçando o desafio de organizar a associação e fazer da ASMINC representante eficaz de seus associados e dos servidores do Ministério da Cultura e vinculadas, cuidando de nossos interesses funcionais, trabalhistas, sociais e culturais, por meio, principalmente, de uma comunicação interna no Ministério que gere resultados. Para isso, reunimos servidores cheios de disposição, seriedade e vontade de participar para ocuparem cargos na ASMINC, apoiar as diretorias e atividades da associação, integrarem grupos específicos de trabalho.

Viemos para promover a convivência entre os servidores da cultura; Estruturar as possibilidades de protagonismos políticos dos servidores federais da cultura; Fomentar o diálogo, a reflexão e a construção de representação coletiva; Dar continuidade às ações em prol do bem estar e qualidade de vida (convênios com planos de saúde, SESC, clubes e outras parcerias).

Eixos de Atuação:

    Valorização dos servidores

  • Atividades de formação política e em áreas de interesse dos servidores.
  • Articulação política.
  • Projeto memória dos Servidores da Cultura
  • Convênios e parcerias para a saúde e o lazer dos Associados.

    Gestão colegiada e participativa

  • Canais de escuta dos Servidores.
  • Diálogo e colaboração com outras entidades representativas (associativas e sindicais).
  • Aperfeiçoamento da comunicação da ASMINC.
  • Incentivo para ampliação das representações setoriais na ASMINC.
  • Núcleos temáticos para tratar de pautas específicas.
  • Ampliação de ações culturais para o território nacional.
  • atualização do estatuto.
 

Presidente: Juliana de Souza Silva - IPHAN (contato: presidencia@asminc.org.br)

Vice-Presidente: Renata Silva de Oliveira Galvão - IPHAN (contato: renata.galvao@iphan.gov.br

Diretoria Administrativa: Thaís Borges da Silva Pinho Werneck - IPHAN (contato: thais.werneck@iphan.gov.br)

Diretoria Social: Adriana Regina Leite Nunes - MINC (contato: cadriana.nunes@cultura.gov.br)

Diretoria Financeira: Daniel Castro Doria de Menezes - MRE (contato: financeiro@asminc.org.br)

Sergio de Andrade Pinto (titular)

Marta Kummer Loreto (titular)

Raihana Torres Falleiros (titular)

Gabriela Rngel Silgueiro (suplente)

plugins premium WordPress
Scroll to Top