2 de maio de 2025

No dia do Trabalhador, a Cultura pede respeito, mais verbas e estrutura

Neste Primeiro de Maio os servidores da Cultura entraram no terceiro dia uma greve nacional participando das manifestações dos trabalhadores em todo o País, pedindo respeito e uma melhor estrutura para trabalhar, cobrando a negociação do Plano de Carreiras da Cultura.

Nas atividades da greve, os servidores também denunciam a sobrecarga de trabalho, intensificada pela redução de 36,6% no quadro de pessoal entre 2014 e 2023, e a falta de diálogo por parte do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) que adiou diversas reuniões com a categoria.

As manifestações dos trabalhadores este ano tiveram como foca a questão da redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6 por 1, com diversas atividades.

Em Brasília, oito centrais sindicais realizaram atos políticos e culturais, nos gramados do Eixão do Lazer, perto do centro da cidade.  No Rio de Janeiro os Trabalhadores se reuniram nas escadarias da Câmara de Vereadores, na Cinelândia, com presença de um número expressivo de servidores federais da Cultura.

O site “Camaçari Agora” noticiou a greve na Bahia, onde estão parados os escritórios técnicos de Salvador, Cachoeira, Porto Seguro e Lençóis do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

No Rio Grande do Norte a servidora do Iphan Fernanda de Matos falou ao jornal “Novo Notícias: “O Brasil vive hoje um dos momentos de maior expansão de políticas culturais em décadas, mas com o mesmo corpo técnico esvaziado e sobrecarregado de sempre. Não há política pública duradoura sem servidor público valorizado. Como se investem bilhões nas políticas, mas não em suas estruturas executoras?”

Em Manaus os grevistas da Cultura fizeram uso da palavra e expressaram “É Greve por que é Grave”, narrando o abando da estrutura que apoia a Cultura, um setor que gera 3% do PIB brasileiro.

Vídeos

Servidor explica a Greve da Cultura em manifestação na Bahia

Movimento da Cultura em manifestação no Amazonas

Manifestação no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro

É Greve porque é Grave – Bahia

Agenda de mobilização em Brasília

Segunda | 05/05

  • 14h30: Assembleia DF no Ibram

Terça-feira | 06/05

  • 10h: Assembleia Fundação Cultural Palmares
  • 15h: ⁠Assembleia Nacional

Quarta-feira | 07/05

  • 16h: Audiência pública

Quinta-feira | 08/05

  • 10h: Reunião com o secretário de Gestão de Pessoas do MGI
  • À tarde: Assembleia no MinC

No dia do Trabalhador, a Cultura pede respeito, mais verbas e estrutura Read More »

Cultura tem reunião no MGI no segundo dia de greve

Na quarta-feira, 30 de abril de 2025, Pedro Armengol, dirigente da CONDSEF, Ruth Vaz e Sérgio Pinto, representantes da Carreira da Cultura, e Bruna dos Santos, da COGEP do MinC, participaram de uma reunião no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos com José Lopez Feijó, Secretário das Relações de Trabalho do MGI.

A deputada Denise Pessoa (PT), presidenta da Comissão de Cultura e Educação da Câmara dos Deputados, participou da reunião e expressou a preocupação do corpo parlamentar da Comissão com a estruturação das carreiras dos servidores da cultura.

O MGI questionou o porquê da greve, ao que foi respondido que, conforme informado por meio dos Ofícios encaminhados anteriormente, a negociação não avançava e não havia diálogo, apesar de todas as tentativas da categoria tendo em vista a implementação de mesa específica para discutir a reestruturação das carreiras da cultura. Feijó se comprometeu com a manutenção da agenda de reunião com o Secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso prevista para o dia 08 de maio, às 10 horas.

Os servidores da Cultura fizeram uma concentração no BLOCO C da Esplanada para apoiar seus representantes na reunião. Ao final, a Deputada Denise Pessoa e os membros do DEC da CONDSEF que participaram da reunião, Ruth Vaz e Sergio Pinto, falaram aos colegas presentes na manifestação. A AsMinC acompanhou todas as atividades do dia e segue realizando articulações para o fortalecimento do movimento.

Fotos da greve pelo País no dia 30 de abril

Veja na galeria abaixo alguns dos momentos da greve em vários estados.

Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados convoca audiência

Foi convocada a audiência pública para debater o Plano das Carreiras da Cultura na Comissão de Cultura (CCULT) da Câmara dos Deputados.

  • Data: 07/05
  • Horário: 15h30
  • Local: Anexo II da Câmara dos Deputados, Plenário 10

Os dirigentes do MGI estão convidados:

  • Esther Dweck, Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;
  • José Celso, Secretário da Gestão de Pessoas do MGI;
  • José Lopez Feijó, Secretário das Relações de Trabalho do MGI.

Já estão confirmados:

  • Sergio Ronaldo, Diretor-Executivo da CONDSEF;
  • Ruth Vaz, servidora do IBRAM e membra do Departamento de Educação e Cultura (DEC)/Condsef;
  • Matheus Guerra, servidor do IPHAN e membro do DEC;
  • Natalia Brayner, servidora do IPHAN e presidente da AsMinC – representante do Fórum das entidades representativas dos servidores da cultura.

As deputadas Érika Kokay (PT/DF) e Sâmia Bomfim (PSOL/SP) irão presidir conjuntamente a mesa da audiência pública.

Link da audiência pública: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/76074

Cultura tem reunião no MGI no segundo dia de greve Read More »

Rolar para cima