AsMinC se prepara para transição governamental

A Direção da associação iniciou a preparação para o processo de transição, participando de reuniões com outras entidades de servidores públicos, objetivando organizar a interlocução com o novo governo. Na terça-feira, dia 01/11/2022, a AsMinC acompanhou a reunião da ARCA e foi aprovada uma carta à transição governamental.

 

No setor cultural federal, as lideranças da SEC/MTUR e entidades vinculadas avaliaram que o desmonte e a desvalorização do servidor devem ser revertidas, e que os servidores devem participar da reconstrução do setor, e da recriação do Ministério. Para isso, os servidores devem se organizar de forma unificada. Assim, foi acordado que a interlocução se daria a partir de articulação com parlamentares ligados ao setor da cultura e ao novo governo, e seria elaborada uma carta sinalizando a disposição dos servidores. A partir desta segunda-feira os servidores já buscarão os contatos com os parlamentares, e a carta seria redigida até quarta-feira para ser entregue ao Grupo de Transição. 

 

Destacamos que, ficou acordado a importância da realização de um processo nacional unificado de discussão para o setor cultural, com a realização de um encontro nacional, a partir da CONDSEF, até o início de dezembro.

 

Ambas as reuniões consideram importante uma sinalização à transição governamental para que os servidores possam contribuir e participar, a fim de que o ponto de vista dos servidores possa ser repassado, e levado em consideração.

 

A AsMinC estará realizando ainda essa semana uma assembleia para discutir com os servidores esses encaminhamentos e outras questões da transição.

Fiquem atentos!

2 comentários em “AsMinC se prepara para transição governamental”

  1. Célia Barbosa

    Boa tarde,

    Parabenizo a ASMINC pela iniciativa de representativamente junto à transição. Entretanto, esperamos que essa representatividade aponte a necessidade de uma estruturação transparente e participativa de grupos de servidores de cada área interessada no intuito de benefício em um todo, haja vista não repetir a exclusão como nos anos anteriores e não sermos pegos de surpresa qto a extinção de secretarias dentre outras.

    1. Celinha, nesse momento estamos buscando uma interlocução com a transição para garantir a participação dos servidores, mas a proposta é também construir um processo unificado para o setor da cultura em que possamos apresentar um diagnóstico do setor da cultura, construído de forma coletiva, com a participação de todos os servidores federais da cultura. Essa semana será realizada uma assembleia para começarmos a discutir com os servidores esse processo. Aguardamos vc. lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − 2 =

Rolar para cima