A Direção da associação iniciou a preparação para o processo de transição, participando de reuniões com outras entidades de servidores públicos, objetivando organizar a interlocução com o novo governo. Na terça-feira, dia 01/11/2022, a AsMinC acompanhou a reunião da ARCA e foi aprovada uma carta à transição governamental.
No setor cultural federal, as lideranças da SEC/MTUR e entidades vinculadas avaliaram que o desmonte e a desvalorização do servidor devem ser revertidas, e que os servidores devem participar da reconstrução do setor, e da recriação do Ministério. Para isso, os servidores devem se organizar de forma unificada. Assim, foi acordado que a interlocução se daria a partir de articulação com parlamentares ligados ao setor da cultura e ao novo governo, e seria elaborada uma carta sinalizando a disposição dos servidores. A partir desta segunda-feira os servidores já buscarão os contatos com os parlamentares, e a carta seria redigida até quarta-feira para ser entregue ao Grupo de Transição.
Destacamos que, ficou acordado a importância da realização de um processo nacional unificado de discussão para o setor cultural, com a realização de um encontro nacional, a partir da CONDSEF, até o início de dezembro.
Ambas as reuniões consideram importante uma sinalização à transição governamental para que os servidores possam contribuir e participar, a fim de que o ponto de vista dos servidores possa ser repassado, e levado em consideração.
A AsMinC estará realizando ainda essa semana uma assembleia para discutir com os servidores esses encaminhamentos e outras questões da transição.
Fiquem atentos!