[vc_row][vc_column][vc_column_text]A AsMinC 2016-2017, gestão “Participar para Fortalecer”, organizou uma série de reuniões setoriais com os servidores do Ministério da Cultura, nas últimas semanas, com o objetivo de ouvir as necessidades e anseios de todos, de forma
que a Associação possa avançar no diálogo com o MinC nos temas apresentados. Foram realizadas reuniões no Edifício Parque Cidade, na sede, e, para dialogar com os servidores lotados nas Representações Regionais do MinC, foram realizadas videoconferências.
Os servidores mostram-se confiantes na capacidade que a Associação tem de aprofundar os debates, com busca de novos caminhos e soluções para problemas juntamente à direção do MinC, como os relacionados a: qualidade de vida; valorização e respeito ao servidor; mobilidade; progressão funcional; gratificação de desempenho; distribuição de cargos – especialmente neste momento de Reforma Administrativa; plano de carreira; diálogo e participação dos servidores nos encaminhamentos das políticas públicas; e quanto aos problemas graves de infraestrutura enfrentados pelas Regionais do MinC.
Em Assembleia realizada pela AsMinC no último 14 de abril, foram eleitos os servidores que acompanharão a AsMinC no processo de diálogo e busca de encaminhamentos efetivos para todos os problemas enfrentados internamente no Ministério. São espaços de diálogo direto com o Secretário Executivo: a Câmara de Gestão de Relações de Trabalho (Portaria n° 248, de 22 de abril de 2016), e o Grupo Permanente de Discussão das Relações de Trabalho (Portaria n° 117, de novembro de 2015), que envolve representantes também das entidades vinculadas ao MinC.
Nesta semana, haverá reuniões da Câmara e do GPCOT. Nossa Associação prepare-se, com responsabilidade e confiança, para levar as demandas e propostas dos servidores, especialmente as mais urgentes, diretamente ao Secretário Executivo.
O trabalho da AsMinC de mobilização, escuta e organização das propostas dos servidores do Ministério da Cultura continua, em prol da melhoria dos processos de trabalho e do aumento da sensação de pertencimento pelos servidores deste órgão. Cremos que o sucesso em nossas demandas culminará, em síntese, na possibilidade de sensível melhoria das políticas públicas federais voltadas para a cultura do Brasil.
Sônia Elisa Prata
Vice-presidente da AsMinC[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]