Hoje, 29 de abril de 2025, começa a greve nacional dos servidores federais da Cultura, com apoio da Condsef e de 15 sindicatos estaduais, Fórum da Cultura, AsMinC, Asserte e ASBN. Os sindicatos de São Paulo e Ceará farão assembleia amanhã.
Como primeiro ato da greve a AsMinC e os servidores da Cultura em Brasília se fizeram presentes com a faixa “Cultura em Greve” na Marcha da Classe Trabalhadora, convocada pelo Sindsep-DF e outras entidades. A Marcha aconteceu hoje a partir das 8 horas, com concentração no Teatro Nacional.
Também hoje, no Rio de Janeiro, os servidores da Cultura realizaram um Ato/Assembleia nas escadarias da Biblioteca Nacional, pedindo “Plano de Carreira para a Cultura Já!”.
Há mais de 20 anos os servidores da Cultura lutam por um plano de carreira que reconheça seu papel na preservação da memória, na valorização da diversidade e na garantia dos direitos culturais previstos na Constituição.
Sem cultura, não se faz um Estado Democrático de Direito!
Retrato da Cultura hoje
A realidade das nossas instituições é crítica, mas o impacto do nosso trabalho é imenso:
Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (1937)
- 231 servidores perdidos entre 2019 e 2025.
- Responsável por preservar e promover 37 mil sítios arqueológicos, 24 mil bens materiais tombados e 60 bens imateriais registrados e muito mais!
Ibram – Instituto Brasileiro de Museus (2009)
- De 750 servidores em 2010 para apenas 331 em 2024.
- Administra 30 museus federais e monitora mais de 2.500 museus e pontos de memória em todo o país.
Funarte – Fundação Nacional das Artes (1975)
- De 226 para 128 servidores em 10 anos.
- Precursora do MinC, responsável pela execução da política federal para as artes em todo o Brasil.
FBN – Fundação Biblioteca Nacional (1810)
- Perde progressivamente seus/suas especialistas para o Arquivo Nacional, que oferece plano de carreira.
- Além de guardar mais de 9 milhões de livros, manuscritos, mapas e fotografias e ter o site mais acessado de todo o governo federal, é responsável por políticas de livro, leitura, literatura e bibliotecas.
FCP – Fundação Cultural Palmares (1988)
- Pasmem: restam apenas 20 servidores!
- Criada pela Constituição de 88, atua na certificação e promoção cultural de mais de 3.700 comunidades remanescentes de quilombos.
MinC – Ministério da Cultura (1985)
- Coordena as políticas culturais federais, atualmente, com menos de 500 servidores ativos.
- Só com a Lei Rouanet, já investiu mais de R$ 50 bilhões no setor, com alavancagem de R$ 1,59 na economia.
- Mesmo com sua extinção, na pandemia, garantiu a execução da Lei Aldir Blanc.
Estamos em greve para defender as condições mínimas que viabilizam tudo isso.
Plano de Carreira da Cultura é respeito, é futuro!
Apoie essa causa!
A AsMinC está realizando uma campanha de doações para mobilização pelo Plano de Carreira da Cultura. É importante que todos apoiem concretamente esta luta.
Faça a sua contribuição por meio da
Chave PIX 09251504000159 (CNPJ)
OU
Depósito/TED – Banco do Brasil
Banco do Brasil – 001
Agência: 1230-0 – Conta Corrente: 34222-0
Associação dos Servidores do Ministério da Cultura – AsMinC
CNPJ 09.251.504/0001-59
Lembre-se: A União faz a força!
Texto a partir de post de Fernanda Laís de Matos e outras fontes.
Ao alto: Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília – Foto de Dinoelly Alves




