Caras e Caros Associados da AsMinC,
Com a eleição da nova Diretoria da AsMinC, nos despedimos com a tarefa de rememorar algumas ações realizadas nos últimos dois anos. Além da satisfação de ver o empenho de colegas no revezamento à frente da nossa Associação, temos a convicção de que os passos dados no passado precisam ser lembrados e avaliados constantemente para decidirmos juntos a atuação futura da AsMinC.
Iniciamos o mandato com a grande expectativa de que a transição governamental alcançasse os anseios dos servidores da cultura, tanto em relação à reconstrução do Ministério da Cultura e de suas políticas, quanto à melhoria das condições de trabalho em todas as instituições de cultura. A AsMinC definiu a sua presença junto aos dirigentes do Sistema MinC tão logo assumiram os cargos, dirigindo ofícios motivados pelas principais demandas dos associados. Dessas comunicações, foi possível estabelecer diálogo para uma série de assuntos: valorização do conhecimento/experiência dos servidores no planejamento e reorganização das instituições; presença de servidores nos cargos técnicos e de gestão; medidas para combater as formas de assédio; melhoria da remuneração dos cargos da cultura; criação de canais de diálogo com a representação dos servidores, etc.
Realizamos uma consulta online aos servidores da cultura, reunindo questões sobre a categoria e de como avaliavam o ambiente e a infraestrutura de trabalho, as dificuldades enfrentadas e o que precisava ser melhorado em suas instituições. Levamos esse diagnóstico para a Alta Administração da Cultura nas diversas reuniões em que participamos. Nesse percurso, é possível verificar que parte das demandas dos servidores foi acolhida na reestruturação do MinC e das vinculadas, sobretudo por meio do fortalecimento das instâncias de integridade diante das denúncias sobre as formas de assédio que se avolumaram nos anos anteriores.
Ao longo dos meses, a aproximação com as entidades sindicais, em particular com a representação dos servidores da cultura no Departamento de Educação e Cultura-DEC da CONDSEF, foi importante para conectar os associados da AsMinC ao esforço de mobilização de toda a categoria. Com essa perspectiva, apoiamos a realização do Seminário da Cultura no final de 2023, evento híbrido que foi um impulso para a organização das pautas dos servidores, em destaque a que demandou a criação de um Grupo de Trabalho no MinC para construir proposta de uma carreira específica para o setor.
O trabalho da AsMinC também acolheu as demandas setoriais, considerando as diferentes questões apresentadas pelos associados de cada instituição: patrocinou o evento de confraternização de fim de ano do MinC e de atrações da festa junina e do Dia do Servidor; articulou a defesa de servidores do Iphan diante de conflitos gerados pelos gestores de algumas unidades; articulou o apoio jurídico para diversas questões coletivas e individuais dos associados; acolheu dúvidas e inquietações que puderam ser encaminhadas dentro dos canais institucionais para resolução de conflitos e outras providências.
Além disso, apoiamos com fôlego redobrado o movimento dos servidores para elaborar o Plano de Carreiras dos Cargos da Cultura – PPCULT, que incluiu a participação da diretora Thaís Werneck e dos associados Diana Dianovsky, Marcos Brum e Tiago Cantalice no GT da carreira do MinC; o engajamento do demais diretores e de grande parte dos associados nos Atos de Paralisação em Brasília e nos estados; e recentemente a contratação de consultoria de advocacy para continuar as estratégias de luta pela carreira.
Responsável por dar o apoio administrativo às atividades rotineiras, ligadas à gestão da comunicação, organização dos dados dos associados, atualização das informações administrativo-financeiras e dos convênios de saúde, Álvaro Siqueira Júnior foi um profissional atento sem o qual não teríamos como realizar os nossos deveres.
Agradecemos a todas e todos que ajudaram a enriquecer a atuação da AsMinC, como o colegiado da Setorial do Iphan, e aos que, ainda que pontualmente, colaboraram com ideias e ações. Afinal, uma Associação não é uma empresa voltada para clientes, mas uma entidade gerida cooperativamente por todos e para todos os associados.
Desejamos um ótimo trabalho para a nova Diretoria!
E um feliz ano novo para quem faz parte da AsMinC!
Juliana Silva
Daniel Castro
Thaís Werneck
Adriana Nunes
Renata Galvão