Em Debates preparatórios da representação setorial, servidores do Iphan na ASMINC se posicionam sobre o Conselho Consultivo do órgão.
Os servidores do Iphan filiados à ASMINC têm se mobilizado nas últimas semanas para ampliar o debate com outros servidores da autarquia federal sobre a importância da representação política e jurídica dos trabalhadores do Iphan. Para tanto, realizaram três debates virtuais nos dias 15, 17 e 22 de fevereiro de 2022 para discutir questões relacionadas aos espaços e às formas de organização, participação e reivindicação possíveis para os servidores do Iphan, que estão distribuídos nas 27 unidades da federação.
Além de conhecer a trajetória de algumas associações de servidores federais, como AFIPEA, ASCON e INA, os debates também possibilitaram o alinhamento de informações sobre a representação setorial que poderá ser criada dentro da ASMINC.
Neste processo de mobilização, os servidores do Iphan filiados à ASMINC também discutiram os episódios recentes noticiados pela imprensa sobre a manifestação dos membros representantes da sociedade civil no Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do órgão. Nesse sentido, conjuntamente com o Departamento de Cultura da CONDSEF/FENADSEF, foi apresentada a posição dos servidores do Iphan já filiados sobre um ofício da presidente do órgão, Larissa Peixoto, e sua Diretoria Colegiada, sobre o assunto. Veja a carta encaminhada no dia 22/02 pelos servidores do Iphan filiados à ASMINC em relação à troca de correspondências entre a Presidência do Iphan e os representantes da sociedade civil no Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/noticias/presidente-do-iphan-e-diretoria-colegiada-emitem-manifesto).