A Arca é a Articulação das Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável, composta por entidades representativas de servidores federais de carreiras públicas da administração direta e indireta, com o objetivo de defender o Estado Democrático de Direito e construir de forma colaborativa, com a sociedade civil, um Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável.
O avanço do Estado autoritário tem provocado uma crise da máquina estatal brasileira com a aprovação de medidas que enfraquecem ainda mais as instituições públicas, como a Emenda Constitucional 95, às reformas trabalhista e previdenciária e à agenda de privatizações de empresas e ativos estratégicos.
Assim, a Arca é um chamado para união e defesa da plena realização de um Estado que respeite os preceitos da democracia, inclusão social e desenvolvimento pleno de todos da Constituição Federal. “Temos o dever de elaborar, em articulação com outras forças da sociedade civil, de maneira transparente e participativa, um Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável. Dessa forma, as carreiras públicas buscam contribuir com ideias que possam alimentar o espírito do povo brasileiro, faminto de sinais que indiquem a viabilidade de um Brasil livre, justo e solidário.”, é um dos preceitos da Arca, em seu Manifesto.
A Associação dos Servidores da Cultura (AsMinC) também integra e participa ativamente das atividades a Arca, pois acredita que somente com a união de todas as carreiras públicas, e a articulação com outras forças da sociedade civil combateremos o avanço de práticas arbitrárias e anti-democráticas, que desrespeitam os direitos humanos e a diversidade do nosso povo. A adesão ampla foi aprovada em assembleia desde no dia 12 de novembro de 2019, inclusive com uma participação ativa nas ações de comunicação, publicações, seminários e organização seja técnica ou financeiramente.
No momento, estão sendo discutidas e organizadas ações de comunicação e realização de atividades de mobilização, como lives, webnários e atuação em mídias sociais, também está prevista uma plenária ampla, seminário e uma campanha contra o assédio institucional. No atual governo, que extinguiu o MinC de fato, o desmonte das políticas culturais se intensificou e tem tido impactos negativos para diversos segmentos econômicos e sociais. Nesse sentido, a AsMinC indica a todos os servidores e servidoras para participarem das atividades da Arca e da associação, a fim de que nos articulemos em busca de inclusão social e pela defesa das instituições que compõem o Estado brasileiro.
Acesse aqui, as redes sociais da Arca. Fique por dentro:
Facebook: https://www.facebook.com/arca.desenvolvimento/
Instagram: https://www.instagram.com/arca.desenvolvimento/