estatuto ASMINC

Prezados associados e demais servidores da cultura,

O cenário preocupante de desmonte das políticas sociais e reforma administrativa, reduzindo os direitos e as condições de trabalho, a AsMinC vem cada vez mais ampliando as frentes em defesa dos servidores da cultura e de seus associados. A associação vem participando de reuniões, fóruns e encontro com outras carreiras, sindicatos e parlamentares na construção de frentes em defesa do serviço público, bem como elaborando materiais específicos sobre as políticas do setor para que este, e o servidor que nele atua, possa ser defendido nos espaços políticos e de governo, garantindo os seus direitos. Vemos como essencial que a Cultura, em todas as suas dimensões, seja objeto de posicionamentos objetivos e vigorosos por parte dos servidores, e defendida no Legislativo.

A possibilidade dessa ampla atuação advém da organização administrativa e saúde financeira da entidade, conquistada nos últimos anos. Além de nenhum tipo de dívida e passivo, a associação tem tido um saldo orçamentário positivo, e vem ampliando cada vez mais a capacidade estrutural de atuação, possibilitando cada vez mais a defesa dos interesses dos associados.

Porém, as diversas tentativas de desestruturação do setor, com várias mudanças na estrutura do setor, têm dificultado o processo de mobilização e participação dos associados. Estes são fundamentais para uma construção democrática e avanço das demandas dos servidores. No mesmo sentido, a unificação dos servidores, seja do setor cultural, como de outros setores, também vem sendo considerada como parte fundamental para superar as adversidades a serem enfrentadas. Nós servidoras e servidores, que atuamos diretamente nas Políticas de Estado da Cultura, devemos estabelecer diálogo permanente criando e fortalecendo espaços estruturados, efetivos e institucionalizados.

Nesse sentido, foi aprovado uma revisão estatutária propondo a abertura para as vinculadas na gestão e participação política através da AsMinC, reconhecendo inclusive as demais associações como possíveis membros. Assim, outras entidades também podem ser reconhecidas como representação política na AsMinC, ou até mesmo atuar da gestão da entidade. Fica possível estabelecer um espaço de representação unificada para os servidores. Assim, convidamos aos interessados, para participação no grupo de trabalho aberto para discussão nos canais de comunicação estabelecidos para a revisão estatutária e reconstrução da associação.

SERGIO DE ANDRADE PINTO
Presidente

Prezado Associado (a)

Foi deliberada em assembleia uma revisão estatutária propondo a abertura para as entidades vinculadas na gestão e participação política da AsMinC, em razão do preocupante cenário das políticas sociais e reforma administrativa.

Assim, convidamos todos os servidores interessados para participar do grupo de trabalho para discutir possíveis formas de comunicação estabelecidas para a revisão do estatuto. A AsMinC continua na luta em defesa dos servidores da Cultura.

Abaixo, enviamos o comunicado e link para o grupo de debate.

https://chat.whatsapp.com/Fcsmbo2XAJp6hCEG0GY6GR 

http://asminc.org.br/wp-content/uploads/Microsoft-Word-Comunicado-19112020.pdf

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress
Scroll to Top