Servidores da cultura encerram o mês de maio com reuniões e assembleias sobre os rumos para a categoria

Nos últimos dias, os servidores federais da cultura vêm se encontrando para discutir questões ligadas à situação atual do trabalho no setor público da cultura. A ASMINC preparou um resumo das reuniões e assembleias ocorridas, no intuito de que seus associados também participem das próximas oportunidades de debate e deliberação.

  • Assembleia Geral Ordinária da ASMINC no dia 04/05/2023: foi apresentado o diagnóstico sobre O que é necessário para o trabalho dos servidores da cultura, resultado de consulta online que abrangeu 274 servidores das diferentes instituições do setor. Foi decidido o envio do diagnóstico para a Ministra da Cultura, entre outros encaminhamentos (acesse a ata).
  • Pedido de reunião com a Ministra da Cultura e o Fórum das Associações de Servidores da Cultura no dia 16/05: os presidentes da ASMINC, ASPAC e CASA, ASBN e ASSERTE, com o acompanhamento da representante do DEC/Condsef, trataram da oportunidade de envio do diagnóstico da ASMINC para a Ministra da Cultura, decidindo por solicitar uma reunião conjunta cuja pauta sejam melhorias para os servidores do Sistema MinC. A Secretaria Executiva do MinC agendou a reunião para o dia 19/06/2023.
  • Reunião da ASMINC com o presidente do Iphan no dia 23/05: A pauta sugerida pela Representação Setorial dos Servidores do Iphan na ASMINC foi recebida pelo presidente Leandro Grass em reunião ocorrida em Brasília. Os representantes da Diretoria e do colegiado setorial entregaram o diagnóstico para o presidente Grass, destacando que o momento exige um investimento estratégico na gestão de pessoas das instituições de cultura, com ênfase em uma comunicação mais clara e ágil junto aos servidores (acesse a memória da reunião).
  • Assembleias dos sindicatos estaduais: Com o objetivo de preparar os delegados e questões a serem levadas para o Encontro Nacional Extraordinário do Departamento de Educação e Cultura, a ser promovido pela CONDSEF no próximo dia 27/05, em formato virtual (online). Estão sendo convocadas assembleias em cada estado, onde estão sendo eleitos delegados e observadores.
    O SINDSEP-DF esteve reunido com servidores do MinC, IPHAN, IBRAM, FCP e outras vinculadas nos dias 23, 24 e 25/05. Na ocasião falou-se sobre as conquistas dos servidores  até o presente momento e foram expostos os principais pontos relativos à campanha salarial 2023/2024.  A aprovação do Arcabouço Fiscal também foi abordada, ressaltando-se os impedimentos advindos da aprovação do mesmo, que inviabilizarão as demandas dos servidores públicos federais por planos de carreira, aumento salarial, entre outras reivindicações. Por esta razão, foi colocada a importância e necessidade de mobilização dos servidores públicos frente ao assunto. Por fim, apresentaram-se os voluntários a participarem como delegados  do MinC e vinculadas no Encontro Nacional do DEC.
  • Encontro Nacional Extraordinário do Departamento de Educação e Cultura/ CONDSEF 2023
    Agendado para a manhã do dia 27/05/2023 (sábado), o encontro online reunirá os servidores federais da cultura em torno das questões mais relevantes no cenário atual:
    estratégias de mobilização em relação ao contexto da política fiscal e das tendências do governo para carreiras e salários.

Participem clicando aqui

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress
Scroll to Top